L'itinérance

“Cinema: It is a ribbon of dreams.” (Orson Welles)

Filme: “A Vida dos Outros”

Filme A Vida dos Outros

Um filme que gostei bastante foi "A Vida dos Outros". Trata-se de uma produção alemã. Assisti com o áudio original em alemão e as legendas em português. Ainda que alguns ultra-ortodoxos da esquerda não nutram grande simpatia pelo filme, ele é formidável. O enredo tem início no contexto anterior aos últimos estertores do regime da Alemanha Socialista, e é ambientado na antiga Berlim Oriental, antes da queda do muro. Ele versa sobre a dura vida sob regimes totalitários, onde a liberdade de expressão é subtraída, a vida das pessoas é monitorada e invadida a privacidade dos indivíduos. O espectador é inserido dentro do clima de desconfiança e paranóia gerados por um Estado totalitário, ditatorial, que se pretende onisciente e onipresente.

O roteiro é muito bom. Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados vinte e quatro horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais. O desenlace do roteiro é bem surpreendente.

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen / The Lives Of Others) é um drama de duas horas e quarenta e sete minutos, lançado na Alemanha em 2006. Além do bom desempenho dos atores, o filme conta com uma competente direção por Florian Henckel von Donnersmarck.

Das Leben der Anderen tem sido considerado um dos melhore filmes lançados nos cinemas nos últimos anos, aplaudido pelos críticos e pelo espectador. A produção alemã colheu a estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e foi amplamente premiada. Recomendo enfaticamente.

Anúncios

Written by Paulo Amadeu

06/05/2010 às 9:44

%d blogueiros gostam disto: